was successfully added to your cart.

Tutorial Photoshop – Criar Texto em Pele (Fur Text) + Texture

By 18 de Fevereiro de 2013 Photoshop, Tutoriais 18 Comments
Tutorial Photoshop – Criar Texto em Pele (Fur Text) + Texture

Neste video mostro como criar texto em pele no Photoshop. Pratique para aperfeiçoar os conhecimentos. Textura para download em baixo na descrição.
Se gostas-te mete um like e adiciona aos favoritos para ajudar na divulgação e se quiseres acompanhar mais vídeos Subscreve. Abraço!

DOWNLOAD TEXTURE: http://www.mediafire.com/view/?7owphb…

fur text

Passo 1

Para começar este efeito criamos um novo documento no Photoshop,  para isso é só aceder à aba Arquivo>Novo (Ctrl+N), neste campo escolha o que você achar melhor para este tipo de efeito, é indiferente.

Passo 2

Após ter criado o documento definimos o texto, para isso basta utilizar a Ferramenta de Texto Horizontal (T).

CRIAR-TEXTO

Passo 3

Depois de termos o texto criado importamos a nossa textura que servirá de mascara ao nosso texto. Para importar a textura acedemos à aba Arquivo no canto superior esquerdo e vamos a Inserir, Arquivo>Inserir… aparecerá uma janela, seleccionamos a textura que pretendermos e carregamos duas vezes ou então no botão inserir.

inserir-textura

Passo 4

Com a nossa textura inserida e o nosso texto criado vamos proceder à selecção do texto, para isso devemos ir à layer do texto e com Ctrl seleccionado aparecerá um quadrado em picotado sobre a layer, quando aparecer esse quadrado iremos carregar com o botão esquerdo do nosso rato e iremos ter o texto devidamente seleccionado.

texto-seleccionado

Passo 5

Com o texto seleccionado vamos criar a mascara,  na Layer da Textura carregamos com o botão direito no rato sobre ela e aparecerá uma serie de opções, escolhemos a Rasterização de Camada, isso irá desbloquear ou rasterizar a nossa Textura, com esse processo concluído iremos então ao canto inferior direito do Photoshop e apertamos o botão “Adicionar mascara de camada” como é representado na imagem abaixo.

criar-mascara

Quando fizermos este processo iremos ter a nossa mascara criada, como vemos na imagem abaixo.

mascara-criada

Passo 7

Agora teremos de fazer o nosso Brush/Pincel para criar os pelos salientes no texto, para isso iremos editar um Brush/Pincel predefinido do Photoshop. Com a ferramenta “Ferramenta Pincel” (B) seleccionada aparecerá uma serie de novas opções na sidebar do top iremos carregar em “Abrir selector de predefinições de pincéis” como vemos na imagem abaixo.

seleccionar-janela-de-pinceis

Abrirá uma janela com os vários pincéis mas aparecerá só a pasta dos pincéis básicos e nós queremos a pasta “DP Brushes” ou “Pincéis DP”, para irmos a essa pasta teremos de apertar a roda que se encontra no canto superior direito da janela onde nos encontramos, aparecerão uma serie de pastas e carregamos na pasta “Pincéis DP”, poderá visionar este processo na imagem abaixo.

seleccionar-pasta-de-pinceis

Quando estivermos na pasta “Pincéis DP” seleccionamos o pincel “PD – Craquelê” como poderão ver na imagem abaixo.

seleccionar-pincel

Com o nosso pincel já seleccionado podemos então proceder a edição do mesmo, para isso temos de ir à aba janela e activar a janela Pinceis (F5). Com a janela pincéis activada aparecerá uma serie de opções e nós mudamos só a opção Tamanho para 70px, como se pode visionar na imagem abaixo.

definir-diametro-do-pincel1

Após termos redimensionado o nosso pincel temos de ir a “Dinâmica da Forma” e activa-la, quando estiver o certinho quer dizer que está activada. Com as opções “Dinâmica de Forma” activadas iremos alterar algumas definições:

  1. “Tremulação de Tamanho” para 100%;
  2. “Controlar” metemos “Desactivado”;
  3. Tremulação de Ângulo para 10%;
  4. “Controlar” metemos “Direcção”;
  5. “Tremulação de Redondez ” para 1%;

Passo 8

Depois de alterar-mos as definições teremos de guardar o pincel que nós edita-mos para que ele fique disponível com estas características, para isso temos de carregar no icon que se encontra no canto inferior direito da janela de opções denominado com “Criar Novo Pincel”, poderá ver todas as definições na imagem abaixo.

alterar-dinamica-de-forma

Com o pincel criado vamos à mascara que se encontra na layer da textura e seleccionamos a Ferramenta de Pincel na sidebar da esquerda. Com a o Pincel seleccionado iremos pintar à volta do texto para dar o efeito de saliência de pelo, poderá ver o processo na imagem abaixo.

fazendo-o-efeito-a-volta-do-texto

Espero que tenha entendido todos os passos deste tutorial, que está disponível tanto em video como por escrito podendo assim ser entendido nas duas vertentes, poderá acompanhar-me mais de perto seguindo-me nos seguintes endereços:

Site Oficial: http://filipecovas.com

Facebook: http://www.facebook.com/produtorfilip…
Twitter: https://twitter.com/filipecovas
DeviantArt: http://filipecovas.deviantart.com/

CentralKeys
http://www.centralkeys.com.br?a_aid=p…

About Filipe Covas

Actualmente com o Curso Técnico de Multimédia. Freelancer na área da Multimédia, oferecendo serviços de Web Design, Design Gráfico, 3D, Pós Produção Vídeo.

18 Comments

Leave a Reply


*